Inventário Florestal

5 erros no inventário florestal que podem ser evitados com o uso do Mata Nativa

Escrito por Mata Nativa

Frente à complexidade da realização dos inventários florestais, a Cientec desenvolveu o Mata Nativa, com o intuito de sanar algumas dificuldades e minimizar os erros envolvidos nesse processo. O sistema permite a realização de análises fitossociológicas e elaboração de inventários e planos de manejo florestal.

Saiba também: Informações obtidas de levantamentos fitossociológicos

Devido à grande quantidade de informações necessárias para realizar o Inventário, a probabilidade da ocorrência de erros no processamento também é grande. No entanto, com o uso do Mata Nativa, alguns desses erros podem ser evitados, como:

  • Erros no processamento dos dados

Para facilitar o processamento das informações, o software trabalha em módulos. No módulo “Dados é o local onde são cadastradas todas as informações levantadas em campo, as configurações do projeto e as características do inventário realizado. No módulo “Cálculos é possível realizar todas as análises do projeto utilizando-se as informações cadastradas no primeiro módulo. O inventário de Monitoramento possui, além dos módulos citados anteriormente, o módulo Monitoramento, que permite a realização das análises referentes ao monitoramento da floresta.

Veja também: Guia para se tornar um expert no processamento de dados em inventários florestais

  • Perda de dados na importação ou exportação

Com o Mata Nativa, é possível importar ou exportar dados para outros programas (como Microsoft Excel e Microsoft Word) e outros computadores com segurança, evitando a perda de dados que poderiam ocorrer nessa transferência.

Perda na importação e exportação dos dados

  • Uso de dados inconsistentes no projeto

O Mata Nativa conta com ferramentas para verificação e consistência dos dados envolvidos no inventário florestal como: existência de espécies duplicadas, limites de variáveis quantitativas (diâmetro, altura do fuste e altura total) e existência de variáveis qualitativas.

Uso inconsistente no projeto de inventário

  • Erros nos cálculos estatísticos

O software calcula todas as estatísticas necessárias para os diversos tipos de delineamento de amostragem (casual simples, casual estratificada, conglomerado, casual em dois estágios, além de sistemática em um e dois estágios), minimizando os erros de cálculos, além de reduzir potencialmente o tempo para execução dos mesmos.

Erros de cálculos estatísticos

Para aprofundar, veja também: Como calcular a estatística da amostragem 

  • Erros em outros cálculos

Além dos cálculos estatísticos, com o Mata Nativa é possível realizar, com precisão e exatidão, todos os outros cálculos relacionados à análise fitossociológica da floresta, como estrutura horizontal, estrutura vertical, estrutura diamétrica, diversidade florística dentre outros exigidos pela legislação ambiental vigente.

Visando agilizar a coleta de dados, bem como a digitalização das informações coletadas, a Cientec desenvolveu o Mata Nativa Móvel. O aplicativo, além de otimizar o trabalho de campo, reduz os riscos de erros na digitalização e realiza o cálculo da suficiência amostral. Assim, através do erro de amostragem, o aplicativo auxilia a tomada de decisão quanto ao número de parcelas a serem alocadas ou pelo fim da campanha de campo.

Veja também:

Comentários