Software Mata Nativa

Mata Nativa Blog

Home

O Que é Inventário Florestal?

Em 13 de março de 2016
O Que é Inventário Florestal

O inventário florestal é a base para gerar informações que subsidiarão a tomada de decisões em diversas áreas, como no manejo de florestas naturais e plantadas, a recuperação de áreas degradadas, a supressão da vegetação, o planejamento tático, estratégico e operacional. No entanto, sempre surge diversas perguntas sobre o tema. Por exemplo, o que é o inventário florestal? Quais informações posso obter? Quais são os tipos de inventário florestal? Como realizar o inventário? 

Inventário florestal

O inventário florestal é uma técnica utilizada para dimensionar os recursos florestais por meio de variáveis qualitativas e quantitativas, bem como a coleta de outras informações a respeito da área. Por meio desse procedimento, pode-se obter diversas informações, que são fundamentais para o manejo correto dos recursos florestais. Nesse sentido, inventário completo pode fornecer dados sobre a área, mapeamento da propriedade, estimativas de diâmetro, altura, espécies, famílias, área basal, mortalidade, recrutamento e crescimento das árvores, entre outras informações.

Tipos de Inventário Florestal

Antes de realizar o inventário florestal propriamente dito é importante se atentar para diversos aspectos. Um deles, é o tipo de inventário florestal. Existem diversas classificações para o procedimento, por exemplo, de acordo com o objetivo, a abrangência, a coleta de dados, entre outros. No entanto, em um primeiro momento deve-se assegurar qual o objetivo com a realização do inventário florestal. Nesse sentido, existe a seguinte classificação dos tipos de inventário florestal:

Inventário de cunho tático

O objetivo desse inventário é atender a demanda de uma empresa florestal. Como por exemplo, o conhecimento da dinâmica da floresta, elaboração de plano de manejo e exploração florestal.

Inventário de cunho estratégico

O inventário de cunho estratégico é utilizado para orientar o poder público na formulação de políticas de conservação, desenvolvimento sustentável e manejo dos recursos florestais.

Inventário pré-corte

Esse tipo de inventário tem como objetivo estabelecer o estoque volumétrico de uma área de vegetação antes da realização da colheita florestal. O inventário deve ser realizado com alta intensidade amostral, uma vez que busca apresentar uma maior precisão do volume de madeira para as partes interessadas na compra.

Inventário florestal convencional

O inventário tem como objetivo estabelecer o volume de madeira da área estudada. Comumente, aplica-se a técnica para conhecer o potencial da vegetação na estocagem de madeira.

Inventário florestal contínuo

Esse tipo de inventário florestal é utilizado para o monitoramento da floresta. O procedimento busca analisar as mudanças ocorridas na vegetação ao longo do tempo ou em determinado período. Nesse sentido, procede-se com o inventário florestal a partir do uso de parcelas permanentes, para permitir a repetição da coleta de dados. Além disso, o procedimento é bastante empregado e comum para analisar a dinâmica da vegetação.

Inventário Florestal para planos de manejo

O inventário florestal pode ser empregado para diversas estimativas da vegetação que auxiliem no manejo florestal. Dessa forma, realiza-se o procedimento de forma minuciosa para alcançar as estimativas.

Inventário Florestal de sobrevivência

Esse inventário florestal tem como objetivo verificar a taxa de sobrevivência das mudas após o plantio. Dessa forma, as informações desse procedimento permitem verificar as falhas do plantio, e assim determinar se será preciso o replantio ou outros tratos silviculturais.

Coleta dos dados

A coleta dos dados do inventário deve seguir um método pré-estabelecido. Nesse contexto, existem algumas maneiras de realizar a obtenção dos dados do inventário florestal, sendo que as mais comuns são o censo e a amostragem. Vamos detalhar cada uma abaixo.

Enumeração total ou censo

O inventário florestal realizado por censo é empregado com a obtenção dos dados de toda a área de estudo. Nesse tipo de inventário, mensura todos os indivíduos da população, obtendo-se os valores reais ou verdadeiros, isto é, os parâmetros da população.

Amostragem

O inventário florestal por meio de amostragem é o mais comum, sendo utilizado na maioria dos estudos. Nesse tipo de inventário adota-se o procedimento de amostragem, ou seja, observa-se apenas parte da população e obtém-se uma estimativa dos seus parâmetros, a qual traz consigo um erro de amostragem. A amostragem pode ser aleatória, em que as parcelas são estabelecidas de forma aleatória, normalmente por sorteio; sistemática, em que as parcelas são estabelecidas segundo um critério preestabelecido, e somente a primeira parcela é sorteada; estratificada, em que a área é dividida em estratos ou classes; em dois estágios, em que a população é dividida em parcelas primárias e secundárias e em conglomerados, em que a área é dividida em parcelas em dois estágios, no entanto no primeiro a alocação é de forma sistemática.

Tabela de produção

Constitui a base do manejo florestal, pois expressa o comportamento de uma espécie ao longo do tempo, em um determinado sítio, submetida a um regime de manejo definido, desde a implantação até o final da rotação. Neste método, deve-se apresentar as estimativas dos parâmetros dendrométricos das árvores e dos povoamentos de uma espécie, por sítio e idade, para um determinado sistema de manejo. Desse modo, pode-se avaliar uma floresta a partir da identificação do sítio, espécie e idade, obtendo-se as informações necessárias diretamente na tabela de produção.

Abrangência do inventário florestal

Outro aspecto muito importante para definir o planejamento de um inventário florestal é quanto a abrangência do procedimento. Nesse ponto, deve-se definir a extensão do inventário, por isso existem algumas subdivisões e iremos mostrar adiante.

Inventário florestal nacional (IFN)

Os inventários florestais nacionais são empreendidos em diversos países, pois a partir desse levantamento são obtidas informações sobre os recursos florestais do país. De maneira geral, o IFN são extensivos, uma vez que cobrem países inteiros, visando fornecer as bases para a definição de políticas florestais e para a elaboração de planos de desenvolvimento e uso das florestas. No Brasil, inicia-se em 2007 a primeira coleta de dados de forma mais ampla, sendo que no estado de Santa Catarina realizou-se a primeira coleta de dados. Hoje, existem diversos relatórios e dados disponíveis de diversos estados.

Inventário florestal regional (IFR)

O IFR tem como objetivo embasar planos estratégicos de desenvolvimento regional, adoção de medidas visando preservar certas espécies, estudos de viabilidade de empresas florestais. Nesse sentido, o inventário é realizado cobrindo extensas áreas, normalmente em regiões ou estados, em que se tem interesse na ocorrência natural de uma espécie ou um domínio em específico.

Inventário florestal de área restrita

Esse procedimento é um dos mais comuns e constituem a maioria dos inventários florestais realizados. Em geral, visam determinar o potencial florestal para utilização imediata ou embasar a elaboração de planos de manejo.

Detalhamento do inventário florestal

O inventário florestal pode ser utilizado para diversos fins, por isso é importante no planejamento determinar com riqueza de detalhes como será realizado o procedimento. Em síntese, com todas as diretrizes bem estabelecidas ao ir em campo, o trabalho e o orçamento serão otimizados. Dessa forma, definir o detalhamento do inventário permitirá a equipe coletar os dados de forma eficiente.

Inventário exploratório

Em geral, aplica-se este tipo de inventário em grandes áreas em nível de estado ou país. Os principais objetivos dos inventários exploratórios são: avaliar a cobertura florestal de determinada região, sua localização, extensão e caracterizar os tipos florestais existentes. Assim, deve-se coletar poucos dados, pois realiza-se o inventário apenas para avaliar a cobertura vegetal da área.

Inventários Florestais de Reconhecimento

O inventário de reconhecimento é utilizado para conhecer a florística e o estoque da área de estudo. Dessa forma, o procedimento fornece informações generalizadas que permitem identificar e delimitar áreas de grande potencial madeireiro, detectar áreas que sejam passíveis de uso indireto (recreação, lazer), indicar áreas com vocação florestal, entre outros.

Inventários Florestais de Semi detalhe

Este tipo de levantamento é realizado com base nos resultados do inventário florestal de reconhecimento, sendo suas principais características: fornecer estimativas mais precisas relacionadas aos parâmetros da população florestal; ter escala compatível com o nível de informações que se quer obter (normalmente entre 1:50000 e 1:100000); permitir a definição de áreas para exploração florestal através de talhões de tamanhos variáveis normalmente entre 10 e 100 ha.

Faixa-Guia-Completo-do-Inventario-Florestal

Como fazer um Inventário Florestal

Para a realização do inventário florestal deve-se observar diversos aspectos, uma vez que essa atividade é uma das mais onerosas da condução de plantios florestais. De forma geral, todo o processo de inventário florestal é divido em três etapas de grande importância e que devem ser feitos sem qualquer erro, pois podem comprometer toda atividade.

Fase de Planejamento

O planejamento é a principal etapa para uma boa condução da atividade, pois diversas fontes de erro podem atrapalhar a obtenção dos dados e cálculo das variáveis de forma precisa. Nesse sentido, o primeiro passo é considerar qual o objetivo do inventário florestal. A partir desse passo, deve-se definir como será realizado a coleta de dados, como será abordagem e abrangência do procedimento, assim como detalhar todos os passos que a equipe de campo deve realizar. Além disso, deve-se considerar o planejamento das ações no campo como, alocação das parcelas no mapa para definição de acessos e cronograma de ação; o levantamento de dados biofísicos a partir da alocação de parcelas amostrais, coleta dos dados para realizar o cálculo do erro de amostragem e suficiência amostral em campo, bem como as análises críticas para definir impactos ambientais e ações mitigadoras, que irão compor o Relatório Técnico.

Diante do exposto, deve-se elaborar um plano de execução com a definição da equipe técnica, definição da metodologia, bem como o levantamento da legislação e normas técnicas aplicáveis, na esfera federal, estadual e municipal.

Por fim, deve-se preparar para a execução do inventário florestal em campo. Assim, deve-se organizar todo o material de campo com antecedência, procurar uma equipe bem treinada e preparada para quaisquer imprevistos, e analisar a melhor época para realizar a atividade.

Fase de Campo

Nesta etapa de execução, mais propriamente dita, de posse de todo material selecionado e dimensionado, e de toda a logística previamente estabelecida, com local de hospedagem e alimentação acertados, inicia-se o trabalho de campo do inventário florestal.

Ao chegar em campo, deve-se ter em mãos o mapa e um GPS para localização da área e posterior alocação das parcelas, impressão das planilhas de campo com as informações dos anotadores e medidores, bem como o número do fragmento, talhão ou projeto e das parcelas. Recomenda-se a impressão de um número maior de folhas das planilhas de campo. Tal cuidado, permite cobrir eventuais erros ou situações de perda, ou dano das planilhas.

Nesta fase é primordial a supervisão do Engenheiro Florestal, no intuito de se minimizar os erros de medição, e verificar a proteção dos membros da equipe através do reforço da utilização dos equipamentos de proteção individual e coletivos.

Para isso é fundamental no início da execução do inventário florestal, uma reunião com a equipe para passar as recomendações, afinar as técnicas necessárias e combinar as frequências dos comunicadores, definir os pontos de encontro e acertar os horários de almoço e café.

Fase de Processamento

De posse das informações de campo, para realizar o processamento dos dados de forma rápida, precisa e confiável, a dica é utilizar o software Mata Nativa, o melhor e mais completo sistema para elaboração e processamento de inventários florestais. Os cálculos e resultados obtidos através do software atendem a legislação de todos os estados do território nacional.

O Mata Nativa está em versão web, pelo site https://web.matanativa.com.br/, com diversas funcionalidades para a realização de um inventário florestal rápido e seguro. Por meio da plataforma é possível calcular amostragem casual, sistemática e estratificada. Além disso, diversos cálculos de análise florística, fitossociológica, diversidade, estruturas, tanto vertical quanto horizontal. Assim, obtêm-se diversos cálculos, que podem ser modificados a qualquer momento. Por isso, entre em contato com nossos consultores e tenha acesso à plataforma mais completa para o processamento do inventário florestal.

Você já usou o Mata Nativa? Tem dúvidas sobre processamento do inventário florestal e fitossociologia? Deixe suas experiências nos comentários, compartilhe conosco as suas dúvidas.

Tags: ,

Compartilhe:

Nos conte o que achou:

Veja também:

Siga o Mata Nativa

Autor(a)

Engenheira e Mestre em Engenharia Florestal, atualmente doutoranda em Ecologia Aplicada. Possui experiência em Florestas de Mogno, onde tive o prazer de conhecer desde o plantio até o manejo das florestas e o consórcio do Mogno com café em áreas áridas do Norte de Minas. Além disso, tenho conhecimento em inventários florestais em diversas fitosionomias de Cerrado e coleta de informações funcionais de espécies e do solo na Mata Atlântica em fitosionomias Mistas e alagadas. Atuo no mapeamento remoto por meio do geoprocessamento de áreas da Mata Atlântica. Tenho interesse, principalmente, nas temáticas de conservação da biodiversidade, dinâmica da vegetação, mapeamento do uso e cobertura do solo, modelagem ecológica e estocagem de carbono.
plugins premium WordPress