Software Mata Nativa

Mata Nativa Blog

Home

Como Reduzir os Custos do Inventário Florestal com o Mata Nativa Coletor

Em 1 de fevereiro de 2017
Como Reduzir os Custos do Inventário Florestal com o Mata Nativa Coletor

O inventário florestal tem como objetivo realizar o levantamento de variáveis qualitativas e quantitativas da vegetação. Por meio dessas informações pode-se direcionar as tomadas de decisão para a conservação e manejo dos recursos florestais. No entanto, cabe destacar que, o levantamento das informações requer precisão, o que implica alta demanda de tempo e custo. Portanto, os responsáveis buscam otimizar, por meio da tecnologia e inovação, o levantamento e processamento dos dados do inventário florestal, gerando menos custos, mas sem perder a precisão dos dados. A exemplo, o Mata Nativa Coletor é um aplicativo de celular que auxilia o inventariador antes, durante e após a realização da atividade, subsidiando informações para a construção do relatório final. Mas, como de fato o profissional pode reduzir os custos do inventário florestal com o Mata Nativa Coletor?

Conceituando: o inventário florestal

inventário florestal é uma ferramenta de grande importância no gerenciamento dos recursos florestais, reunindo informações imprescindíveis para o planejamento e execução das atividades, de forma a direcionar e minimizar os impactos ambientais. Além disso, comumente se realiza o inventário florestal a fim de conhecer os recursos da vegetação. Tais informações servem de base para a conservação, recuperação e restauração de uma área, por exemplo, que sofreu degradação.

Um ponto crucial para o inventário florestal é qual o tipo de amostragem deve se utilizar. De fato, o mais interessante seria realizar uma amostragem que cobrisse toda a área estudada. Porém, muitas vezes, fica impraticável inventariar 100% (Censo) da floresta, seja em virtude das limitações de recursos financeiros, disponibilidade de tempo ou ao tamanho da área. Diante disto, ao dimensionar os custos do inventário florestal, deve-se considerar o tempo de serviço, tamanho da área, mão-de- obra necessária e infraestrutura.

Coleta de dados do inventário florestal utilizando o Mata Nativa coletor

O Mata Nativa no projeto de inventário florestal

O Mata Nativa é uma plataforma que permite a obtenção de cálculos tanto do inventário florestal quanto da análise fitossociológica. Para acessar basta clicar aqui, realizar o login e desfrutar de todas as funcionalidades da plataforma. Com a versão gratuita do Mata Nativa é possível realizar cálculos com uma quantidade limitada de dados. Assim, para ter acesso a todas as funcionalidades e facilidades para o inventário florestal e a fitossociologia, entre em contato com os nossos consultores e saiba mais a respeito.

Mas, agora vamos conhecer o software. O acesso a interface do Mata Nativa se dá de forma online. Assim, os dados utilizados para o processamento do inventário florestal ficam salvos na nuvem, o que permite o acesso em qualquer momento e em qualquer computador. Ademais, dentre as mais diversas vantagens, o Mata Nativa disponibiliza diversos cálculos, gráficos que auxiliam na hora da realização do relatório final do inventário florestal. Em suma, o software oferece uma solução completa para o profissional que atua com projetos florestais. E, o que isso quer dizer?

O Mata Nativa possui um aplicativo para celular, o Mata Nativa Coletor. O aplicativo pode ser obtido pelo Playstore. Contudo, vale ressaltar que, o coletor, é uma versão disponível para os usuários ativos do software Mata Nativa Web. Assim, se você já possui uma licença, saiba como otimizar ainda mais o seu projeto ambiental. Por meio do aplicativo é possível realizar todos os cálculos e análises que tem na versão online. Dessa forma, o trabalho fica mais fácil, uma vez que em campo pode-se realizar a digitação dos dados e no escritório realizar as análises.

Sobre o software e coletor

A solução completa do Mata Nativa traz ganhos diretos no tempo e custo do inventário florestal. Além disso, o software e coletor são totalmente intuitivos, aplicáveis ao processamento de dados de qualquer bioma e tem adesão até mesmo por profissionais de outros países. Ademais, o Mata Nativa é aceito e reconhecido pelos órgãos de fiscalização em função da sua precisão nos resultados.

Como reduzir custos com a amostragem

Usualmente, para grandes extensões territoriais, utiliza-se do emprego de métodos de amostragem que possam reproduzir estimativas precisas e eficientes dos diferentes parâmetros populacionais, e assim, reduzir os custos da realização de um censo. No entanto, a amostragem deve satisfazer o erro de amostragem percentual (E%), parâmetro mais utilizado pelos órgãos de fiscalização para validar o inventário florestal.

Já pensou fazer uma amostragem e esta não ser representativa? Bom, com o Mata Nativa Coletor é possível o usuário realizar o cálculo do erro de amostragem (E%) ainda em campo, tanto para amostragem casual simples quanto estratificada. Dessa forma, pode-se realizar a tomada de decisão quanto à suficiência amostral. Além disso, o usuário pode saber quantas parcelas ainda serão necessárias, por meio do número ótimo de parcelas.

Como reduzir custos com a coleta de dados

Uma das atividades mais onerosa e trabalhosa no inventário florestal é a coleta de dados. Esta etapa exige um bom planejamento, demandando tempo antes e durante a realização do levantamento dos dados. Ademais, a complexidade da coleta de dados envolve outros fatores como a quantidade de dias necessários para a execução e o volume de planilhas a se trabalhar. Afinal, o inventário consiste em quantificar e qualificar a formação vegetal, assim, mensura-se diversas informações da área e das árvores, o que requer uma maior atenção e manuseio de diversas fichas de campo.

Para a execução de forma precisa e rápida das atividades, o uso de tecnologias vem ganhando espaço no setor florestal. A exemplo, com o Mata Nativa Coletor é possível realizar a coleta de dados em campo de forma rápida, simples e precisa. Em suma, o aplicativo conta com uma integração com o GPS, possibilitando a coleta das coordenadas. Além disso, com o coletor faz-se possível mensurar a altura das árvores, bem como tirar fotos das plantas. Assim, de forma resumida, o Mata Nativa Coletor possibilita a coleta de informações quantitativas (CAP/DAP e H) e qualitativas (qualidade de fuste, por exemplo) das árvores de forma digital.

O que mais o coletor fornece?

A utilização de fichas de campo para coleta de dados, sem dúvida alguma, implica em uma maior demanda de tempo. Em síntese, a anotação das informações é realizada duas vezes, uma no campo (utilizando a ficha de papel), e outra no escritório, ao digitar em uma planilha para posterior consistência e processamento dos dados. Além disso, as anotações, quando realizadas em fichas de campo (papel) e migradas para planilhas eletrônicas, estão mais vulneráveis. A exemplo, podem apresentar dados ilegíveis, erros de digitação e falta de informação para árvores ou parcelas.

Com o Mata Nativa Coletor, o usuário já vai para campo com as parcelas e uma lista de espécies de provável ocorrência cadastradas no projeto a ser executado. Essa funcionalidade torna o processo de coleta de dados mais ágil e confiável. Por fim, o pós campo fica mais prático, uma vez que a anotação de todos os dados coletados foi realizada em campo e não necessita de digitação.

Como reduzir custos com a localização das parcelas

Quando se realiza um inventário florestal, encontrar a localização das parcelas pode demandar um tempo maior que o planejado. Em muitas ocasiões o GPS não consegue uma boa cobertura e as parcelas estão distantes uma da outra. Para auxiliar nesta questão, o Mata Nativa Coletor permite realizar o cadastro do número de parcelas a ser amostrado no dia. Assim, no campo será necessário apenas a coleta das coordenadas geográficas através do próprio aplicativo. Além disso, com o Mata Nativa Coletor pode-se realizar os registros fotográficos que possibilitem a identificação posterior das parcelas. Tais fotos podem ser anexadas, automaticamente, ao arquivo do projeto. Por fim, essa otimização do tempo na procura das unidades amostrais também implicará em redução do custo do inventário florestal.

Como reduzir custos na digitação das espécies

Os nomes científicos das árvores normalmente são complexos e digitá-los ou escrevê-los pode ser um problema. Em outras palavras, para garantir que este processo esteja correto, faz-se necessário um certo conhecimento botânico. Contudo, o que se tem, na grande maioria das vezes, são nomes das espécies e famílias como uma fonte de erro na transcrição dos dados. Com o Mata Nativa Coletor é possível atenuar esses problemas. Primeiramente, para facilitar a realização da digitação em campo, recomenda-se realizar um apanhado de estudos já realizados, ou próximos à área, para gerar uma lista florística de provável ocorrência da área. Dessa forma, o usuário ganhará tempo na digitação dos nomes e, posteriormente, redução no trabalho de consistência dos dados.

Como reduzir custos com a suficiência amostral

A suficiência amostral é um conceito utilizado em estudos fitossociológicos para informar se a amostra utilizada é “representativa” da comunidade vegetal em estudo. Assim, a curva do coletor, por sua vez, é uma técnica que surgiu da relação espécie-área. A saber, a técnica é considerada de grande importância na caracterização de comunidades vegetais e vem sendo extensivamente utilizada em estudos de fitossociologia, particularmente no Brasil, para indicar a suficiência amostral.

Por meio do Mata Nativa Coletor o usuário pode visualizar a curva do coletor de forma simples e rápida, com a opção de considerar por parcela alocada ou por riqueza de espécies. Dessa forma, o profissional pode verificar, em campo, se quantidade de parcelas é suficiente, reduzindo custos no inventário florestal no que diz respeito a necessidade de retornar ao campo para “completar” a amostragem.

Considerações gerais

Realizar um bom planejamento de todas as atividades a serem realizadas se faz de suma importância, prevendo sempre uma margem de segurança. Dessa forma, a realização do inventário florestal se torna mais fácil, rápida e precisa, reduzindo custos e otimizando o trabalho. Assim, diante do exposto, e considerando que a campanha de campo é a etapa do inventário florestal que gera maior custo, utilizar o Mata Nativa Coletor para coleta de dados, sem dúvida alguma, juntamente com o Mata Nativa é a solução completa para o projeto florestal. As ferramentas permitem realizar o processamento e elaboração dos relatórios com os resultados, de forma rápida e confiável.

Revisado por Kelly Marianne Guimarães Pereira em 25/09/2023

Tags:

Compartilhe:

Nos conte o que achou:

Veja também:

Siga o Mata Nativa

plugins premium WordPress