Notícias

Curso do Mata Nativa é ministrado na Semana Florestal – Encontro Nacional de Engenharia Florestal

Escrito por Camila Faria

A Semana Florestal é um evento tradicional realizado pelo Departamento de Engenharia Florestal da Universidade Federal de Viçosa (DEF-UFV), em virtude das celebrações ao dia da árvore. Durante esses dias, existe uma grande mobilização para realizar atividades acadêmicas complementares ao currículo de formação básica. O objetivo central é contribuir com a formação profissional pela exploração de conteúdos novos e diversos, participação em discussões de grande relevância nacional, capacitações rápidas, criação de um ambiente de integração entre os grupos acadêmicos e empresariais e promoção de divulgação científica.

O evento foi realizado do dia 18 a 22 de setembro, nas instalações do DEF-UFV. A aluna Marcella Profiro, estudante do décimo período de Engenharia Florestal, participou da organização do evento e nos contou sua experiência: “Fazer parte da comissão organizadora da primeira Semana Florestal em Viçosa foi desafiador, exaustivo, mas um tanto quanto gratificante, e falo isso em nome dos demais membros. Recebemos estudantes do Acre, Bahia, Rio, Lavras, São João Del Rei: compartilhamos diferentes realidades, o que é sempre enriquecedor. Contamos com o apoio de professores, do Departamento de Engenharia Florestal, do CCA- Centro de Ciências Agrárias, de patrocinadores e apoiadores, e tudo isso junto permitiu que nosso sonho se tornasse realidade. Há muito que evoluir para os próximos anos, não nos resta dúvida, mas conseguimos realizar um evento de qualidade, abrangendo diversos temas, e à nível nacional, que era o nosso principal objetivo. Foi uma experiência única ver um evento desse porte sendo realizado pela iniciativa de estudantes, sem dúvida foi um sucesso! ”

O Minicurso do Mata Nativa foi ministrado pela mestranda em Ciência Florestal Águida Viana, que destacou sua vasta experiência com o software “Comecei a ministrar os cursos do mata nativa, tanto presencial quanto a distância, em 2014 quando ingressei na Cientec. Comecei com os cursos a distância, depois cursos presenciais foram concretizados através de convites que recebia da Empresa Junior e do Centro Acadêmico da Engenharia Florestal, tanto em eventos abertos ao público quanto em capacitações internas. Também fui convidada por meu orientador a ministrar um curso de manejo de nativas aliado ao software Mata Nativa tanto na semana do fazendeiro quanto no simpósio de integração acadêmica. A Semana Florestal é imprescindível na formação de engenheiros florestais. Ela abordou temas incríveis e também que deveriam ser mais discutidos e estudados em nosso meio.  Professores e pesquisadores renomados nos fizeram pensar mais a fundo sobre questões que para nós eram ensinadas como “verdades absolutas” e nos questionar se de fato o são. E o Mata Nativa é fundamental na minha vida acadêmica porque agiliza os cálculos referentes ao inventário Florestal e como o slogan que ele mesmo propõe, isso me reserva mais tempo para a discussão dos resultados. Especificamente a mim, o Mata Nativa trouxe grandes oportunidades como a de ministrar o curso e poder agregar ao meu currículo mais esta atividade. ”

Estiveram presentes palestrantes como Marcelo Arco-Verde, Marcos Heil Costa, Felipe de Córdova, Luciano Pizzatto, Gilmar Teixeira, Cibele Hummel, Camila Brás, Sérgio Motoike, Jeovagno Rangel, Niro Higuchi e Renato Casa Grande. (para saber mais sobre os palestrantes clique aqui )

Os minicursos oferecidos foram, além do Mata Nativa, Queima controlada e Manejo do Fogo, Plantadores de Água, Redação Científica: uma abordagem para as ciências florestais, Planejamento Estratégico, Excel Aplicado ai Inventário Florestal, Sistemas Agroflorestais, e Bioconstrução.

A visita técnica realizada foi O Carbono Zero, um programa coordenado pelo Grupo de Estudos em Economia Ambiental e Manejo Florestal (GEEA), pertencente ao DEF-UFV. O Programa tem como principal finalidade quantificar e neutralizar emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE) de eventos realizados dentro e fora da UFV, além de realizar trabalhos de extensão com crianças e produtores rurais e fornecer fomento a pesquisas relacionadas a temática.

No último dia, os participantes encerraram o evento com os jogos florestais. Na próxima edição, a Semana Florestal contará com outra comissão organizadora, portanto diversas mudanças poderão ocorrer, mas com o objetivo de enriquecer cada vez mais devido às experiências dos eventos anteriores.

Fonte: http://www.semanaflorestal.ufv.br/

Veja também:

 


Comentários

Sobre o autor

Camila Faria

Formada em Publicidade e Propaganda e pós-graduanda em comunicação e marketing em mídias digitais, é apaixonada pelo universo, pela natureza e seus animais. Seu trabalho diário é buscar conhecer cada vez mais sobre as preferências dos clientes do software Mata Nativa e oferecer conteúdo informativo de qualidade para os nossos leitores.