Notícias

Consultores do Mata Nativa realizam treinamento na Agroflor

Escrito por Mata Nativa

Entre os dias 14, 15 e 16 desse mês, o Engenheiro Florestal e consultor do Mata Nativa, Marcelo Christovam Simões, com auxílio do consultor e responsável pelo suporte, Eduardo Luiz Pinto, estiveram presentes na sede da Agroflor para realização de treinamento da versão 4 do software Mata Nativa.

A Agroflor realizou a migração da versão 3 para o Mata Nativa 4 em março desse ano. Em virtude da migração, os gestores da empresa viram a necessidade de realizar esse treinamento presencial com parte dos colaboradores que estão envolvidos diretamente nas etapas de coleta e processamento de dados de inventário florestal. O treinamento teve como objetivo nivelar os conhecimentos a respeito do inventário florestal e uso do software na empresa.

Foram realizadas atividades tanto teóricas como práticas. Na parte teórica foram abordados os conceitos de dendrometria e inventário florestal e uma demonstração geral do Mata Nativa 4, para que os colaboradores pudessem entender melhor como funciona o software. Já na parte prática, foram realizados exercícios dentro do programa sendo um colaborador por máquina, para que todos pudessem realizar o uso da ferramenta de forma individual. No fim do treinamento foi realizado o processamento de uma planilha de dados de inventário florestal, coletados em campo por colaboradores da empresa. Dessa forma, foi possível realizar os cálculos e análises de resultados, de forma detalhada e assim, sanar as dúvidas que surgiram.

“Para uma empresa do porte da Agroflor, é de extrema importância realizar o nivelamento do conhecimento dos colabores quanto à realização de inventários florestais e também do uso do software Mata Nativa 4. Com a migração para a nova versão teve-se uma ótima oportunidade para realizar o treinamento, que contou com uma abordagem teórica e realização de exercícios práticos.”

                                                          Marcelo Christovam Simões

“Acredito que o curso presencial da versão 4 do software Mata Nativa na Agroflor foi de extrema importância para fazer um alinhamento do uso da ferramenta para todos os colaboradores, tanto de informações básicas do software que às vezes nem todos sabem, como gerar e restaurar backups completos e de projetos separados, quanto informações mais avançadas, como preparar e importar planilhas de dados de inventários de regeneração e de censo, que requerem um conhecimento maior sobre o Mata Nativa, além de extrema atenção na preparação dos dados antes da importação. Com esse aprendizado, os colaboradores da Agroflor terão plena capacidade para explorar todo o potencial que o software Mata Nativa 4 oferece.

                                                                                                  Eduardo Luiz Pinto

Faixa de download do software mata nativa

 

Comentários