Espécies da flora brasileira ameaçadas de extinção

O Ministério do Meio Ambiente publicou uma nova lista de espécies da flora brasileira que estão ameaçadas de extinção. Agora, 472 plantas correm risco de sumir das florestas brasileiras. Os biomas com maior número de espécies ameaçadas são a Mata Atlântica (276), o Cerrado (131) e a Caatinga (46). A Amazônia aparece com 24 espécies, o Pampa com 17 e o Pantanal com duas.  O site do Ministério do Meio Ambiente traz todas as espécies ameaçadas de extinção.

De acordo com a instrução normativa, publicada no DOU (Diário Oficial da União) as espécies que integram a lista são consideradas prioritárias para efeito de concessão de apoio financeiro à conservação pelo governo federal e sua coleta será efetuada somente com autorização do órgão ambiental competente. O desmatamento dessas árvores  passa a ser crime contra o meio ambiente. Na lista de espécies ameaçadas de extinção estão 12 espécies de interesse da indústria madeireira. Outras espécies de uso econômico estão algumas de uso alimentício (caso do palmito juçara), medicinal (jaborandi), cosmético (pau-rosa) e também ornamental.

O Sudeste apresenta o maior número de espécies ameaçadas (348), seguidos pelos estados do Nordeste (168), Sul (84), Norte (46) e Centro-Oeste (44). O estado com maior número de plantas próximas da extinção é Minas Gerais (126), seguido do Rio de Janeiro (107), da Bahia (93), do Espírito Santo (63) e de São Paulo (52).

Uma segunda lista composta de 1.079 espécies tambfém foi elaborada, no entanto apresenta deficiência de dados. Este grupo refere-se a espécies cujas informações (distribuição geográfica, ameaças/impactos e usos, entre outras) são ainda deficientes, não permitindo seu enquadramento com segurança na condição de ameaçadas.

A conservação da biodiversidade da flora do nosso país é fundamental para a manutenção e equilíbrio dos ecossistemas, além da preservação de recursos genéticos que poderão ser utilizados, por exemplo,  no desenvolvimento de medicamentos. O vídeo abaixo mostra a importância e os desafios da preservação da biodiversidade da flora brasileira.

O Mata Nativa, software utilizado no processamento de inventários florestais, é capaz de criar um Catálogo Geral de Espécies que poderão ser utilizadas no inventário. Dessa forma, a equipe do Mata Nativa disponibilizou para os usuários do software todas as 472 espécies ameaçadas de extinção em arquivo do software mata nativa (mnt) para serem baixadas no link http://www.matanativa.com.br/downloads/Catalogo-de-especies-ameacadas-de-extincao_Brasil.mnt.


 Veja também:


 

Mata Nativa

O Mata Nativa é ferramenta de trabalho e pesquisa nas principais empresas de consultoria, órgãos de fiscalização do governo, universidades e centros de pesquisa, além de contar com importantes clientes como Petrobrás, Vale, Cenibra, International Paper e Natura.

Compre Agora

Contatos

 Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
 (31) 3892-5008
 Av. P.H. Rolfs, 305, Sala 20   Viçosa, MG

Redes Sociais