O Mata Nativa é o software que realiza todos cálculos de inventário florestal e análise fitossociológica, com aplicação efetiva em todos os biomas brasileiros. Além do software ele possui uma versão para dispositivos móveis, que agiliza a coleta de dados em campo e elimina o processo de digitação das fichas de campo, diminuindo o tempo de elaboração do projeto e consequentemente reduzindo o custo do inventário florestal.

O software permite, dentre muitas análises, realizar diagnósticos qualitativos e quantitativos de formações vegetacionais, análises fitossociológicas completas, elaborar inventários e planos de manejo, monitorar a floresta através de inventários contínuos acompanhando o crescimento e desenvolvimento das espécies e analisando as características de valoração e exploração florestal.

Conheça o software: CLIQUE AQUI

Com sua comprovada eficiência e grande número de funcionalidades, o Mata Nativa permite a engenheiros florestais, botânicos, pesquisadores, empresas e estudantes obterem informações mais completas e confiáveis de maneira rápida, fácil e com grande flexibilidade na apresentação, além de proporcionar aumento da produtividade dos trabalhos e precisão nos resultados.

Com o Mata Nativa é possível trabalhar com diferentes tipos de inventários:

✔ Amostragem casual simples.

✔ Amostragem casual estratificada.

✔ Amostragem casual dois estágios.

✔ Amostragem casual conglomerado.

✔ Sistemática em um estágio.

✔ Sistemática em dois estágios.

✔ Monitoramento.

✔ Método de quadrantes.

✔ Inventário 100%.

Os inventários são trabalhados na forma de projetos. Ao se cadastrar um novo projeto o usuário seleciona o tipo de inventário. Para facilitar o entendimento e manipulação das informações o software trabalha em módulos. O módulo Dados é o local onde são cadastradas todas as informações levantadas em campo, as configurações do projeto e as características do inventário realizado. O módulo Cálculos é o local onde é possível realizar todas as análises do projeto utilizando-se as informações cadastradas no módulo Dados.

O inventário de Monitoramento possui, além dos módulos citados anteriormente, o módulo Monitoramento, que permite a realização das análises referentes ao monitoramento da floresta.

Para dar suporte à realização dos inventários e desenvolvimento dos projetos, diversas funcionalidades estão presentes no Mata Nativa:

➤ Importação de dados de diversos softwares, como: Microsoft Excel, arquivo texto, CSV, Microsoft Access, arquivos DBF e ArcView.

➤  Configuração do projeto para conter somente as informações levantadas em campo.

➤  Ferramentas para verificação e consistência dos dados do projeto.

➤  Flexibilidade no cadastro de informações de espécies, parcelas e árvores, permitindo o cadastro de variáveis qualitativas, quantitativas e descritivas.

➤  Possibilidade de cadastrar e configurar as classes de regeneração natural.

➤  Possibilidade de realizar inventários por nível de inclusão.

➤  Ferramenta para filtrar o cadastro de árvores por parcela, espécie e outras variáveis.

➤  Facilidade na transferência de espécies entre projetos e de criar catálogos de espécies.

➤ Possibilidade de cadastrar a localização das árvores e realizar análises espaciais através de ferramenta SIG compatível com ArcView e totalmente acoplada ao sistema.

➤ Realização de diversas análises, todas com possibilidades de configuração e de filtros.

➤  Exportação dos resultados para o Microsoft Excel e para o Microsoft Word.

➤  Geração de relatórios personalizados.

➤  Geração de gráficos configuráveis, possibilitando exportá-los.

➤  Geração de cópia de segurança dos dados.

➤  Facilidade em exportar e importar projetos, podendo transferir informações entre diferentes computadores.

➤  Configuração e impressão de fichas de campo.

A seguir estão descritas as análises disponíveis no Mata Nativa.

Amostragem - Calcula as estatísticas de amostragem pelos delineamentos casual simples, casual estratificada, conglomerado, casual em dois estágios, além de sistemática em um e dois estágio.

Florística - Apresenta a florística por espécie, gênero, família e variáveis qualitativas.

Diversidade - Calcula os índices de Mistura de Jentsch, Diversidade de Shannon-Weaver, Uniformidade de Pielou e Índice de Simpson.

Agregação - Calcula índice de Agregação de MacGuinnes, índice de Fracker e Brischle e índice de Payandeh.

Estrutura Horizontal - Estima os parâmetros da estrutura horizontal.

Veja também: Cálculo e interpretação da estrutura horizontal da floresta

Estrutura Vertical/Posição Sociológica - Estima a importância das espécies considerando a sua participação nos estratos verticais.

Leia também: Cálculo e interpretação da estrutura vertical da floresta

Categoria de Tamanho/Regeneração Natural - Calcula a distribuição dos parâmetros densidade, dominância, volume e número de indivíduos por classe de tamanho na regeneração natural.

VIA - Estima o Valor de Importância Ampliado das espécies.

VIEA - Estima o Valor de Importância Economicamente Ampliado das espécies.

Estrutura Diamétrica - Calcula os parâmetros número de indivíduos, área basal e volume por espécie, classe, parcela, espécie-parcela, espécie-classe, parcela-classe, espécie-parcela-classe e determina guias de corte via método BDq.

Análise Qualitativa - Calcula os parâmetros número de indivíduos, área basal e volume por variável qualitativa, espécie-var. qualitativa, var. qualitativa-classe, parcela-var. qualitativa e espécie-var. qualitativa-classe.

Valoração - Permite avaliar o valor econômico pelos seguintes agrupamentos: espécie, espécie-classe, espécie-qualidade de fuste e espécie-qualidade de fuste-classe.

Experimentação - Permite gerar bancos de dados para análises estatísticas univariadas e multivariadas.

Agrupamento - Calcula diversos parâmetros para as espécies, agrupados por parcela, projeto, estrato e nível de inclusão, como área basal, dominância e volume.

INVENTÁRIO DE MONITORAMENTO

Análises para cada inventário de monitoramento - Permite realizar todas as análises disponíveis no inventário por parcelas de área fixa.

Incrementos periódicos - Permite calcular o incremento periódico anual.

Estimativas médias de Incremento periódico - Calcula as estimativas médias de incremento periódico por classe de diâmetro.

Ingressos - Calcula o número de ingressos em cada classe de diâmetro.

Mortes - Calcula o número de mortes em cada classe de diâmetro.

Incremento Periódico Bruto e Líquido - Calcula o crescimento bruto e líquido de área basal e volume.

Dinâmica - Calcula a diferença de diversos parâmetros (DAP, Dg, G/ha, Vtot/ha, Vcom/ha, BIOseca/ha, BIOverde/ha, C/ha Solo, C/ha Fuste, C/ha Galhos, C/ha Raízes, C/ha Folhas, C/ha Total Fuste e Galhos, C/ha Total, N_mortas/ha, N_recrut/ha) agrupados por: total, parcela, espécie eclasse).

Dinâmica por Parcela - Calcula a diferença de diversos parâmetros (DAP, Dg, G/ha, Vtot/ha, Vcom/ha, BIOseca/ha, BIOverde/ha, C/ha Solo, C/ha Fuste, C/ha Galhos, C/ha Raízes, C/ha Folhas, C/ha Total Fuste e Galhos, C/ha Total, N_mortas/ha, N_recrut/ha) agrupados por: parcela-espécie, parcela-calsse).

Para se aprofundar, leia também: Monitoramento ou Inventário Florestal Contínuo